terça-feira, 22 de abril de 2014

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3° ANO

 


 ESTA ATIVIDADE VALERÁ UMA SEGUNDA NOTA PARA RECUPERAÇÃO DE MÉDIA.




COPIE AS QUESTÕES E RESPONDA EM UMA FOLHA A PARTE, DEPOIS ENTREGUE A PROFESSORA.

 ESTA ATIVIDADE VALERÁ UMA SEGUNDA NOTA PARA RECUPERAÇÃO DE MÉDIA.
 
Ode Triunfal

À dolorosa luz das grandes lâmpadas elétricas da fábrica
Tenho febre e escrevo.
Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto,
Para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos.

Ó rodas, ó engrenagens, r-r-r-r-r-r eternos!
Forte espasmo retido dos maquinismos em fúria!
Em fúria fora e dentro de mim,
Por todos os meus nervos dissecados fora,
por todas as papilas fora de tudo com que eu sinto!
Tenho os lábios secos, ó grandes ruídos modern os,
De vos ouvir demasiadamente de perto,
E arde-me a cabeça de vos querer cantar com um excesso
De expressão de todas as minhas sensações,
Com um excesso contemporâneo de vós, ó máquinas!
[...]

Eia! eia! eia!
Eia electricidade, nervos doentes da Matéria!

Eia telegrafia-sem-fios, simpatia metálica do Inconsciente!
Eia túneis, eia canais, Panamá, Kiel, Suez!
Eia todo o passado dentro do presente!
Eia todo o futuro já dentro de nós! eia!
Eia! eia! eia!
Frutos de ferro e útil da árvore-fábrica cosmopolita!
Eia! eia! eia! eia-hô-ô-ô!
Nem sei que existo para dentro. Giro, rodeio, engenho-me.
Engatam-me em todos os comboios.
Içam-me em todos os cais.
Giro dentro das hélices de todos os navios.
Eia! eia-hô! eia!
Eia! sou o calor mecânico e a electricidade!
Eia! e os rails e as casas de máquinas e a Europa!
Eia e hurrah por mim-tudo e tudo, máquinas a trabalhar, eia!
Galgar com tudo por cima de tudo! Hup-lá!
Hup-lá, hup-lá, hup-lá-hô, hup-lá!
Hé-la! He-hô! H-o-o-o-o!
Z-z-z-z-z-z-z-z-z-z-z-z!
Ah não ser eu toda a gente e toda a parte!

  1. Que elementos do mundo moderno aparecem nos versos transcritos?
  2. Qual é a impressão que o eu lírico manifesta, na 1ª estrofe, sobre essa nova realidade?
  3. Transcreva os versos em que o eu lírico manifesta desejo de tornar-se máquina. 
  4. "  Ó rodas, ó engrenagens, r-r-r-r-r-r eternos!" Nesse verso, um recurso expressivo sintetiza a imagem da civilização industrial, o mundo das máquinas. Qual é ele? Explique sua respósta.
  5. Leia os versos abaixo.
" Canto, e canto o presente, e também o passado e o futuro,
porque o presente é todo passado e todo o futuro"
"Eia todo o passado dentro do presente!
Eia todo o futuro já dentro  de nós " eia!

* Embora o poema seja uma manifestação das ideias do Futurismo, nesses versos o eu lírico discorda de um dos princípios expressos no manifesto. Qual é esse princípio? Explique.

6. O poema exalta a "beleza da velocidade", a que se refere Marinetti em seu manisfesto. Transcreva, da última estrofe, os verbos que indicam que o eu lírico é "denominado" pelas sensações provocadas pela rapidez das transformações.

7. Que acontecimento indicam uma revolução na sociedade e o surgimento de uma arte marcada pela ruptura e pela radicalização das vanguardas?

4 comentários: