1. (ENEM/2010)
AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB//USP.
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que, nas artes plásticas, a
A) imagem passa a valer mais que as formas vanguardistas.
B) forma estética ganha linhas retas e valoriza o cotidiano.
C) natureza passa a ser admirada como um espaço utópico.
D) imagem privilegia uma ação moderna e industrializada.
E) forma apresenta contornos e detalhes humanos.
A) imagem passa a valer mais que as formas vanguardistas.
B) forma estética ganha linhas retas e valoriza o cotidiano.
C) natureza passa a ser admirada como um espaço utópico.
D) imagem privilegia uma ação moderna e industrializada.
E) forma apresenta contornos e detalhes humanos.
2. A exaltação da máquina e da "beleza da velocidade", associada ao elogio da técnica e da
ciência, tornam-se emblemática da nova atitude estética e política. Essa temática é
defendida na pintura e na literatura pelo seguinte movimento de vanguarda.
a. Cubismo
b. Futurismo
c. Surrealismo
d. Dadaísmo
3. Um caracteriza-se pela valorização do inconsciente, do sonho, em sintonia com a
psicanálise de Freud, o outro pela destruição total da arte, propondo a antiarte, assim
qualquer objeto retirado de seu uso convencional pode ser admirado também como obra de
arte. Os movimentos em questão são respectivamente:
a. Cubismo e Expressionismo
b. Expressionismo e Dadaísmo
c. Surrealismo e Dadaísmo
d. Expressionismo e Futurismo
a) Dadaísmo – Impressionismo – Futurismo
b) Surrealismo – Impressionismo – Futurismo
c) Surrealismo – Dadaísmo – Cubismo
d) Dadaísmo – Futurismo – Expressionismo
e) Surrealismo – Expressionismo – Futurismo
Leia o texto a seguir e responda às questões de 5 e 6.
Seja eu, seja eu
Deixa que eu seja eu
E aceita o que seja seu
Então deita e aceita eu
Molha eu, seca eu
Deixa que eu seja o céu
E receba o que seja seu
Anoiteça, amanheça eu
Beija eu, beija eu, beija eu
Me beija
Deixa o que seja seu
Então beba e receba
]Meu corpo, no seu corpo
Eu no meu corpo
Deixa, eu me deixo
Anoiteça, amanheça
Seja eu, seja eu,
Deixa que eu seja eu
E aceita o que seja seu
Então deita e aceita eu
Molha eu, seca eu
Deixa que eu seja o céu
E receba o que seja seu
Anoiteça, amanheça eu
(ANTUNES, A.; MONTE, M. e LINDSAY, A. “Beija eu”. Mais. EMI, CD.)
5.Pode-se afirmar que o texto:
a) apresenta a linguagem na norma culta, usada nos
variados gêneros, inclusive na poesia do sentimento
amoroso.
b) descreve uma personagem feminina a partir de seus
sentimentos e não pelos atributos físicos.
c) conta uma história de amor não correspondido depois
de longos anos de espera.
d) traz poesia e linguagem subjetiva, sem a preocupação
com a norma culta, seguindo os padrões poéticos.
e) apresenta ao leitor uma opinião sobre determinado
6. No que diz respeito à linguagem utilizada no texto,
verificam-se trechos que não estão de acordo com a
norma culta. Isto se dá porque:
a) os autores desconhecem tal norma e,
inconscientemente, adotam a norma rural brasileira.
b) a norma culta é muito difícil e poucas pessoas a usam
devido ao elevado índice de analfabetismo no Brasil.
c) a linguagem utilizada no texto reflete a ignorância
do público leitor deste gênero em especial.
d) houve um descuido do revisor do texto e isso seria
uma atribuição dos órgãos fiscalizadores.
e) a linguagem utilizada no texto reflete traços de
oralidade, muitas vezes comuns ao gênero em que
se insere.
a) apresenta a linguagem na norma culta, usada nos
variados gêneros, inclusive na poesia do sentimento
amoroso.
b) descreve uma personagem feminina a partir de seus
sentimentos e não pelos atributos físicos.
c) conta uma história de amor não correspondido depois
de longos anos de espera.
d) traz poesia e linguagem subjetiva, sem a preocupação
com a norma culta, seguindo os padrões poéticos.
e) apresenta ao leitor uma opinião sobre determinado
6. No que diz respeito à linguagem utilizada no texto,
verificam-se trechos que não estão de acordo com a
norma culta. Isto se dá porque:
a) os autores desconhecem tal norma e,
inconscientemente, adotam a norma rural brasileira.
b) a norma culta é muito difícil e poucas pessoas a usam
devido ao elevado índice de analfabetismo no Brasil.
c) a linguagem utilizada no texto reflete a ignorância
do público leitor deste gênero em especial.
d) houve um descuido do revisor do texto e isso seria
uma atribuição dos órgãos fiscalizadores.
e) a linguagem utilizada no texto reflete traços de
oralidade, muitas vezes comuns ao gênero em que
se insere.
Leia os textos para responder à questão 7.
Mais de 25 séculos após Heráclito de Éfeso dizer que
Não se toma banho duas vezes no mesmo rio,
Raul Seixas declarou
Prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
(Metamorfose ambulante – Raul Seixas)
E Lulu Santos comparou a vida a uma onda:
Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará
A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito
Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente
Viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo
No mundo
(Como Uma Onda – Lulu Santos / Nelson Motta)
7. Sobre os três textos, é correto afirmar:
a) A vida possui uma dinâmica reversível.
b) A onda e a correnteza do rio conotam a ideia de
liberdade e estabilidade.
c) Mudar de opinião é uma forma de contradizer a
natureza humana.
d) O fluxo da vida é um movimento contínuo.
Mais de 25 séculos após Heráclito de Éfeso dizer que
Não se toma banho duas vezes no mesmo rio,
Raul Seixas declarou
Prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
(Metamorfose ambulante – Raul Seixas)
E Lulu Santos comparou a vida a uma onda:
Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará
A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito
Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente
Viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo
No mundo
(Como Uma Onda – Lulu Santos / Nelson Motta)
7. Sobre os três textos, é correto afirmar:
a) A vida possui uma dinâmica reversível.
b) A onda e a correnteza do rio conotam a ideia de
liberdade e estabilidade.
c) Mudar de opinião é uma forma de contradizer a
natureza humana.
d) O fluxo da vida é um movimento contínuo.
e) A estabilidade de todas as coisas nos mantém seguros.
Após estudar na Europa, Anita Malfatti retornou ao Brasil com uma mostra que abalou a cultura nacional do início do século XX. Elogiada por seus mestres na Europa, Anita se considerava pronta para mostrar seu trabalho no Brasil, mas enfrentou as duras críticas de Monteiro Lobato. Com a intenção de criar uma arte que valorizasse a cultura brasileira, Anita Malfatti e outros artistas modernistas
a) buscaram libertar a arte brasileira das normas acadêmicas europeias, valorizando as cores, a originalidade e os temas nacionais.
b) defenderam a liberdade limitada de uso da cor, até então utilizada de forma irrestrita, afetando a criação artística nacional.
c) representaram a ideia de que a arte deveria copiar fielmente a natureza, tendo como finalidade a prática educativa
d) mantiveram fielmente a realidade nas figuras retratadas, defendendo uma liberdade artística ligada a uma tradição acadêmica.
e) buscaram a liberdade na composição de suas figuras, respeitando os limites de temas abordados.
9. Considere o seguinte trecho:
Em vez do médico do Milan, o doutor José Luiz Runco, da Seleção, é quem deverá ser o responsável pela cirurgia de Cafu. Foi ele quem operou o volante Edu e o atacante Ricardo Oliveira, dois jogadores que tiveram problemas semelhantes no ano passado.O termo “ele”, em destaque no texto, refere-se:
a) Ao médico do Milan.
b) A Cafu.
c) Ao doutor José Luiz Runco.
d) Ao volante Edu.
e) Ao atacante Ricardo Oliveira.
b) A Cafu.
c) Ao doutor José Luiz Runco.
d) Ao volante Edu.
e) Ao atacante Ricardo Oliveira.
10. Leia o texto abaixo.
Aquisição à vista. A Bauducco, maior fabricante de panetones do país, está negociando a compra de sua maior concorrente, a Visconti, subsidiária brasileira da italiana Visagis. O negócio vem sendo mantido sob sigilo pelas duas empresas em razão da proximidade do Natal. Seus controladores temem que o anúncio dessa união - resultando numa espécie de AmBev dos panetones - melindre os varejistas. (Cláudia Vassallo, na Exame, dez./99)
Uma outra causa para esse fato seria:
a) a primeira colocação da Bauducco na fabricação de panetones
b) o fato de a Visconti ser uma multinacional
c) o fato de a AmBev entrar no mercado de panetones
d) o possível melindre dos varejistas
e) o fato de a Visconti ser concorrente da Bauducco
a) a primeira colocação da Bauducco na fabricação de panetones
b) o fato de a Visconti ser uma multinacional
c) o fato de a AmBev entrar no mercado de panetones
d) o possível melindre dos varejistas
e) o fato de a Visconti ser concorrente da Bauducco
11. Em um período repleto de agitações, os intelectuais brasileiros enxergaram a necessidade de romper com os valores estéticos dominantes, representados principalmente pelos poetas parnasianos, dando origem a um estilo novo e transformador. No Brasil, esse descontentamento que originou a Semana de Arte Moderna foi bastante explorado na literatura. Qual dos escritores abaixo não fazia parte do movimento modernista?
a) Oswald de Andrade
b) Euclides da Cunha
c) Manuel Bandeira
d) Guilherme de Almeida
12. Em 1917, a Pintora Anita Malfatti, recém-chegada do exterior, realizou a primeira exposição modernista. Com influência do cubismo, expressionismo e futurismo, suas obras escandalizaram a sociedade, chamando a atenção de um importante escritor. Em sua coluna no jornal O Estado de São Paulo, ele publicou o famoso texto Paranóia ou mistificação, que serviu como incentivo para a criação da Semana de Arte Moderna, 5 anos depois. Quem foi o autor do artigo?
a) Menotti del Picchia
b) Nelson Rodrigues
c) Antônio Cândido
d) Monteiro Lobato
13. Durante a Semana de Arte Moderna, diversos artistas tiveram seu espaço. Desde Villa-Lobos e Guiomar Novais, na música, até Oswald de Andrade e Brecheret, na literatura e na escultura, a Semana reuniu os principais representantes do modernismo. A leitura de um poema de Manuel Bandeira, de crítica ao parnasianismo, foi recebida pela plateia com muitas vaias. Como se chama o poema?
a) Os Sapos
b) Os Ratos
c) Sábios Parnasianos
d) Os Saltimbancos
14. Organizada por Di Cavalcanti e Rubens Borba de Morais, a exposição de artes plásticas foi um dos principais destaques da Semana de Arte Moderna. Entretanto, uma das artistas, que se tornou uma das principais pintoras modernistas brasileiras, não estava na Semana, retornando ao Brasil somente alguns meses depois. Quem foi ela?
a) Anita Malfatti
b) Patrícia Cavalcanti
c) Tarsila do Amaral
d) Helena Kolody
15. Para muitos, a importância da Semana de Arte Moderna está mais nos movimentos que gerou do que no acontecimento em si, recebido friamente porgrande parte do público. Após aquela semana, diversas publicações, pinturas e movimentos políticos foram, de uma forma ou de outra, influenciados pelo espírito modernista. Ainda em 1922, surgiu a revista Klaxon, primeira publicação dos modernistas, com textos e ilustrações de artistas participantes da Semana. Quem era o principal responsável pela revista?
a) Manuel Bandeira
b) Sérgio Milliet
c) Jorge Amado
d) Mário de Andrade
b) Sérgio Milliet
c) Jorge Amado
d) Mário de Andrade
16. Apesar do espanto causado à plateia pelo poema Os Sapos, de Bandeira, foi o livro Paulicéia desvairada, de Mário de Andrade, que entrou para a história como o símbolo da poesia modernista, com a defesa da liberdade e da polifonia. Três anos depois, foi publicado Pau-Brasil, um desdobramento do Manifesto da Poesia Pau-Brasil, que defendia a criação de uma “poesia de exportação”. Quem foi o autor do livro?
a) Raul Bopp
b) Mário de Andrade
c) Oswald de Andrade
d) Cecília Meirelles
17. A Semana de Arte Moderna também se insere em um importante contexto de mudanças políticas e sociais no País, durante os últimos anos da República Velha. Quais desses acontecimentos também ocorreram em 1922?
a) Revolta Federalista e Intentona Comunista
b) Início do Movimento Tenentista e Criação do Partido Comunista Brasileiro
c) Revolta da Vacina e Criação do Partido Comunista Brasileiro
d) Início do Movimento Tenentista e Morte de Júlio Prestes
18. Autor do poema Juca Mulato, de 1917, palestrou sobre estética modernista na Semana de Arte Moderna e, mais tarde, alinhou-se a uma corrente nacionalista do modernismo, o verde-amarelismo. Quem é ele?
a) Cassiano Ricardo
b) Graciliano Ramos
c) Plínio Salgado
d) Menotti del Picchia
19. Quem foi o principal mecenas da Semana de Arte Moderna, também participante do modernismo, assinando o prefácio de Pau-Brasil e colaborador de Macunaíma?
a) Francisco Matarazzo
b) Natércio da Silva Pinto
c) Paulo Prado
d) Paulo Emílio Sales Gomes
20. Nas artes plásticas, Tarsila do Amaral é considerada por muitos a principal pintora modernista brasileira. Desse período, quais são duas de suas obras mais famosas?
a) O Homem Amarelo e Abaporu
b) Abaporu e Antropofagia
c) Juca Mulato e Antropofagia
d) Antropofagia e A Índia
Nenhum comentário:
Postar um comentário